15 de jul. de 2011

QUADRILHA MARACANGAIA .

Maracangaia, a tradição de Sergipe

Fundada por moradores do bairro Grageru em 1983, a Quadrilha Junina Maracangaia tem se caracterizado por ser um dos grupos mais tradicionais do estado de Sergipe e, desde então, vem contribuindo para enriquecer o não menos destacado folclore junino em nossa cidade.

MaracangaiaCom 16 anos de existência, a Maracangaia, que nasceu de uma brincadeira dos moradores, foi crescendo sempre procurando manter as formas originais da dança, tendo chegado a conquistar importantes títulos nos concursos juninos disputados dentro e fora do Estado.

Talvez por isso, a quadrilha tenha conquistado seu espaço e o respeito dos que aplaudem e valorizam o resgate da tradição. Passos famosos das quadrilhas como ganchê, garranchê, passeio dos namorados, caracol, zig-zag, caminho da roça, chã de damas, xaxado, xote e baião, são uma pequena mostra do que esse grupo apresenta, intercalado com as coreografias do ciclo junino.

Hoje, com 40 componentes e tendo à frente como marcador Gilberto Lima, a Maracangaia faz parte do grupo Especial da Liga das Quadrilhas Juninas ocupando lugar de destaque. Conquistou vários títulos em seu curriculurn, destacando-se o de Tri-campeá do Centro de Criatividade, campeã da rua São João, campeã do concurso TV Sergipe, vice-campeã concurso Rede Globo Nordeste e campeã dos concursos Veneza, Agamenon Magalháes, Almirante Tamandaré, Gonzagão e participante da Festa dos Estados, em Brasília{DF).

Dentre as apresentações já marcadas para este ano estão confirmadas: dia 29 de maio (Gonzagão), 30 de maio (Associação Atlética), OS e 06 de junho(Salvador), 13 de junho(rua São João), I5 de junho (Agamenon Magalhães), 27 de junho (Estância), além de outras datas a serem combinadas para Paulo Afonso, Delmiro Gouveia, Areia Branca, Capela, Muribeca e outros municípios.

Maracangaia

A Quadrilha Maracangaia tem como presidente o jornalista Elton Coelho e faz também apresentações espaciais em clubes, locais privados, festas, forrós e eventos do gênero. Contatos devem ser feitos através dos telefones (079) 987 7801 ou (079) 23l 710I (079) 232 21 35.

Nenhum comentário:

Postar um comentário